Header image  
  GURTEQ - Ensaios Não Destrutivos   NOTÍCIAS GURTEQ


 

      ANO 2006 - 2005

NOVA ATUALIZAÇÃO DO AUTOVIN: VERSÃO 6.10

A partir do dezembro de 2006 o software AUTOVIN estará disponível na sua versão atualizada 6.10. Entre as novidades desta versão são os veículos fabricados na China.

1º CONGRESSO MILITAR DE CRIMINALÍSTICA, 06-10.11.2006, RIO DE JANEIRO

Nos dias 06 a 10 de novembro de 2006 a GURTEQ junto com Instituto de Criminalística do Paraná participou do 1º Congresso Militar de Criminalística realizado na Escola de Comando e Estado Maior do Exército - ECEME na Urca, Rio de Janeiro

Perito Criminal Dr. Inajar Kurowski apresentou palestra sobre tecnologias não destrutivas para análise de adulterações em veículos automotores e armas de fogo e sobre resultados práticos das aplicações destas tecnologias pelo Instituto de Criminalística do Paraná. Ver fotos.

ESTATÍSTICA SOBRE APLICAÇÃO PRÁTICA DAS TECNOLOGIAS DA GURTEQ

Os primeiros resultados práticos da utilização da tecnologia POLIRAIDER no trabalho oficial dos peritos da Seção de Identificação Pericial e Judiciária do Instituto de Criminalística do Paraná:

  • Resultados positivos de identificação – 93 %. Os casos onde a tecnologia não obteve resultado, correspondem às situações tecnicamente irrecuperáveis por quaisquer dos métodos atualmente conhecidos.
  • Recuperação total da numeração primaria adulterada e identificação do veículo– 90 %, recuperação parcial – 10 %.
  • Tempo de aplicação para obter os resultados da revelação - inferior a 5 minutos em 60 % dos casos analisados e menos de 10 minutos para os 40 % restantes.

Durante o trabalho pericial, foram analisados veículos de passeio, motos, camionetes e caminhões. Além da eficiência e superioridade em comparação com o uso de métodos destrutivos aplicando-se o Fry, comprovou-se a praticidade da tecnologia POLIRAIDER.

Neste sentido, a equipe de criminalistas da Seção de Identificação Pericial e Judiciária, representada por Luiz Domingos Molinari (Chefe da Seção), Rosângela Ribeiro, Valdemiro Tolotti e Romeu Biscouto, relata que a tecnologia POLIRAIDER:

  • Foi eficiente em todas as vezes que foi utilizada.
  • Revela numeração primária de forma nítida e bem legível.
  • Não requer qualquer tipo de cuidado na sua aplicação.
  • Não é tóxico e não é ofensivo à saúde humana.
  • É simples, prática e de fácil aplicação.

Ver fotos.

TECNOLOGIAS DA GURTEQ EM USO PELO IC DO PARANA

Entre os primeiros no Brasil, o Instituto de Criminalística do Paraná, na sua sede em Curitiba, começou a utilizar as tecnologias da GURTEQ para análise de autenticidade das marcações. Os métodos serão aplicados pelos setores da perícia veicular e de balística para identificação das adulterações em veículos automotores e recuperação das marcações em armas raspadas. Os métodos aplicados utilizam reagentes não tóxicos e não ofensivos à saúde humana, permitindo assim, que o trabalho dos peritos seja mais seguro e eficaz, reduzindo o tempo de análise e contribuindo na sua qualidade, tanto em condições laboratoriais, quanto em perícias in loco. Ver fotos.

ENCONTRO COM PERITOS DO IC DO PARANÁ, 13.06.2006

Em 13 de junho a GURTEQ foi convidada pelo Instituto de Criminalística do Paraná na cidade de Curitiba, para fazer apresentação de suas tecnologias, e mais uma vez os peritos aprovaram a eficácia dos equipamentos. Durante as apresentações foram reveladas as numerações originais de uma moto apreendida numa “blitz” e de um revolver calibre 38, que apresentamos nas fotos.

Aproveitamos a oportunidade para novamente agradecer a toda equipe de peritos do Instituto de Criminalística de Curitiba, em especial a Dra. Joice Malakoski – Chefe da Divisão Técnica da Capital e ao Perito Dr. Inajar Kurowski pela oportunidade concedida.

GURTEQ EM PORTO ALEGRE, 05-09.06.2006

Entre os dias 05 e 09 de junho de 2006, a equipe da GURTEQ esteve em Porto Alegre para avaliar uso das suas tecnologias em condições reais de vistoria realizada nos postos dos Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVA). Foram visitados os principais Centros de Porto Alegre, cujo objetivo era abranger o maior número de veículos das diferentes zonas e regiões da Cidade. As tecnologias GURTEQ foram disponibilizadas para os vistoriadores que aprovaram a eficácia dos equipamentos. Foi comprovada a viabilidade e operacionabilidade da utilização dos métodos POLIRAIDER e MAGRAIDER nos procedimentos de vistoria dos veículos adotados pelos CRVA’s. Alguns dos resultados da aplicação das tecnologias da GURTEQ durante estes testes são apresentados nas fotos. A GURTEQ agradece aos vistoriadores e especialistas técnicos dos CRVA’s 001, 002/006, 003 e 005 de Porto Alegre pela sua total colaboração nos testes realizados e pela aprovação das nossas tecnologias. Gostaríamos de agradecer também o apoio e oportunidade oferecida pelo Dr. Carlos Fernando titular do CRVA 003, Sr. Márcio do CRVA 002 & 006, Dr. Carlos Bueno titular do CRVA 001 e Sr. Adriano do CRVA 005.

CONGRESSO EM FLORIANÓPOLIS, 18-21.04.2006

V SEMINÁRIO NACIONAL DE PERÍCIAS EM CRIMES DE TRÂNSITO e o VII SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PERÍCIAS EM IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS, Florianópolis, Santa Catarina, 18-21 de abril de 2006. Ver fotos.

EVENTOS DO ANO 2005

1º SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO PERICIAL, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 08 - 09 de dezembro de 2005. Realização: Instituto-Geral de Perícias (IGP) e a Superintendência da Polícia Federal do RS

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PERÍCIA CRIMINAL, XVIII CONGRESSO NACIONAL DE CRIMINALÍSTICA e XVIII EXPOSIÇÃO DE EQUIPAMENTOS APLICADOS À CRIMINALÍSTICA, Belém do Pará, Pará, 30 de outubro - 4 de novembro de 2005.

ARQUIVO NOTÍCIAS GURTEQ

Arquivo ano 2012

Arquivo ano 2011

Arquivo ano 2010

Arquivo ano 2009

Arquivo ano 2008

Arquivo ano 2007

Arquivo ano 2006

Arquivo ano 2005

CONTATOS: